O que é osteoporose e como prevenir.

O que é a Osteoporose?

Em latim, osteoporose significa ossos porosos, ou seja, os ossos, com o passar do tempo vão definhando, tornando-se frágeis e fáceis de quebrar.

O tecido ósseo se regenera constantemente, repondo e liberando cálcio. Este é o equilíbrio químico do organismo. Contudo, quando se atinge os 35 anos (os homens, um pouco mais tarde), a densidade óssea começa a fica delgada e a quantidade de cálcio depositada nos ossos diminui. Conforme a idade, o cálcio já não é sequer reposto.

Muito embora a osteoporose possa afetar homens, as chances são oito vezes maiores nas mulheres. Para ambos o fator de risco é a idade. A doença torna-se detectável na idade entre 60 e 70 anos, às vezes até mais.

Quando a mulher se aproxima dos cinquenta anos, a produção do hormônio estrogênio diminui e a ovulação é interrompida. Com isso, se para de menstruar e algumas sentem dores de cabeça, dores pelo corpo, fadiga, ondas de calor, sudorese, secura vaginal, insônia, alteração do humor e também aumenta a incidência de doenças coronarianas. Neste período, todas as mulheres sofrem perda de massa óssea em decorrência da queda de níveis de estrogênio.

Uma das soluções para esses casos é a reposição hormonal, que protege contra doenças coronarianas, reduz o risco de câncer de útero, constituindo-se num dos tratamentos mais utilizados para interromper a perda de massa óssea e prevenir contra a osteoporose na pós-menopausa.

Há mulheres no entanto, que não se adaptam à terapia de reposição hormonal, especialmente as que têm enxaqueca, diabetes ou asma. Além disso, a terapia de reposição hormonal não é recomendada às mulheres que tiveram câncer de mama.

Para medir o nível de perda de massa óssea é necessário fazer o exame de densitometria óssea, geralmente solicitado pelo médico neste período da vida da mulher.

Para prevenir a osteoporose, a mulher tem que se cuidar desde a adolescência, pois a quantidade de massa óssea que consegue juntar neste período fará com que tenha maior resistência contra fraturas no envelhecimento. Portanto, é fundamental que a jovem seja orientada para uma dieta rica em cálcio, bem como para a prática de atividades físicas regulares.

Procurando ortopedista em São Bernardo do Campo? Agende sua consulta com um de nossos especialistas ligue (11) 4367-1633

 

 

4 respostas

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *