Dores do ombro

A dor no ombro está quase sempre ligada à parte rotatória do membro superior, um grupo de quatro músculos delicados (subescapular, subespinhoso, supraespinhoso e redondo menor) e seus tendões. A parte rotatória do membro superior estabiliza o antebraço na cavidade do ombro e permite a sua movimentação.

Os traumatismos variam em intensidade, indo de tendinite (uma pequena distensão e inflamação na parte rotatória do membro superior) à distensão da parte rotatória do membro superior, uma ruptura de um tendão.

Jogadores de golfe, tênis, vôlei e basquete, além de nadadores, podem ter o problema como também pessoas que instalam prateleiras altas, trabalham com ferramentas manuais ou aquelas que desempenham tarefas com bastante movimento dos ombros incluindo a rotina no trabalho. Por sorte, quando tratado logo, um caso leve de desarticulação do ombro pode ser facilmente tratado

O que acontece se você não tomar providencias?

Dor na parte rotatória do membro superior não costuma parar sozinha. No mínimo, você precisa descansar  o ombro e evitar atividades que possam estar causando o problema. Se você estiver sentindo dor, o mais importante é tratar o traumatismo para que não se torne crônico e interfira nas atividades diárias. . Se você suspeita que uma certa atividade está causando a dor, deve interrompê-la por um tempo. Procure descansar e aplique gelo durante os dois primeiros dias e depois calor.

Quando buscar atendimento médico?

Se você sente dores frequentes quando levanta os braços acima da cabeça ou com qualquer atividade, é uma boa idéia buscar buscar ajuda de um médico. Ele poderá encaminhá-lo a um fisioterapeuta ou a um outro especialista. Traumatismos na parte rotatória do membro superior normalmente reagem bem ao calor úmido, ultra-som e exercícios leves, especialmente alongamento.

A Apoio Ortopedia e Traumatologia está localizada na região do Grande ABC, em São Bernardo do Campo. Você irá encontrar uma equipe de médicos condecorados pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) com uma ampla estrutura de diagnóstico, tratamento e acompanhamento para dores nos ombros. Entre em contato conosco e agende hoje a sua consulta.

 

Gostou do artigo? Compartilhe

0 respostas

Deixe um comentário


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *